6 passos para se organizar financeiramente e mudar de vida!
- Kedley Figueira
- 16 de jul. de 2020
- 2 min de leitura

Organização financeira é, sem dúvidas, um temas mais importantes na área de finanças pessoais. Quando não se sabe quanto ganha, quanto gasta e muito menos, para onde vai dinheiro, não só as conquistas financeiras ficam cada vez mais distantes como a rotina financeira diária é resultado do acaso. Passo 1: anote quanto você ganha. Lembre-se de todas as fontes de renda: comissão, bico, salário, bônus, férias.
Passo 2: anote suas despesas fixas, que são aquelas que não mudam, mesmo que você não use. Por exemplo, prestação da casa, condomínio, escola das crianças.
Passo 3: tome consciência das suas despesas variáveis (aqui é quando, normalmente, levamos um susto): lazer, roupas, passeios. Mesmo que os valores sejam baixinhos, é preciso anotá-los. É o único modo de saber se o dinheiro está sendo gasto em demasia com coisas sem importância, por impulso, ou ainda, sendo gasto de forma despercebida.
Passo 4: conheça as despesas futuras, como prestações de compras já feitas e eventuais dívidas. Com quanto você “já entra devendo” no mês?
Passo 5: agora que você já sabe para onde vai o seu dinheiro e quanto sobra / quanto falta no seu orçamento mensal, é hora de ficar livre das dívidas. Peça negociação diretamente na instituição financeira para a qual você deve e, se não obtiver sucesso, os feirões Limpa Nome do Serasa ou o Procon da sua cidade são sempre ótimas pedidas. Essa dica vale para dívidas com o pagamento em dia, ou não.
Passo 6: defina metas para gastos futuros, como passeios ou presentes que acabam sendo comprados sempre nos mesmos meses do ano, como Dia das Mães ou aniversário de alguma pessoa querida. IPTU, IPVA, material escolar e presentes, por exemplo, não são imprevistos.
Organizar as finanças exige coragem. Só enfrentando os números, cortando gastos desnecessários e negociando eventuais dívidas e despesas exageradamente altas é que é possível traçar caminhos para a realização de sonhos e a viabilização da tal liberdade financeira. A organização é a porta de entrada para uma vida financeira tranquila e sob controle. Viver pagando jurinhos por aí ou poupando muito menos do que poderíamos é um desperdício, e todos nós merecemos muito mais do que simplesmente sobreviver financeiramente.
تعليقات